domingo, 31 de maio de 2015

Exposição e oficina "Terra - Matéria e Ateliê

Na última quinta-feira, 28/05, Participei de uma oficina com a artista Belony Ferreira  que expôs seu processo de trabalho e nos mostrou as várias possibilidades expressivas da terra. A artista usa terra como pigmento, e colhe amostras por onde anda, conseguindo assim diversas tonalidades e texturas. Na oficina pudemos experimentar um pouquinho destas tintas únicas.
O empenho em estar lá foi mais que recompensado. Belony se mostrou uma pessoa muito especial. Nos recebeu com um sorriso e simplicidade raros. Falou de sua obra, de sua trajetória e de seu carinho com a terra, e nos contagiou a todos.
A oficina foi desenvolvida no espaço onde está à mostra a esposição "Terra – Matéria e Ateliê" de Belony Ferreira, Franz e Walter Karwatzki, cuja visitação permanece aberta ainda até 07/06/2015, na Galeria Augusto Meyer, no 3º andar da Casa de Cultura Mário Quintana.
Vale muito dar uma espiada. A exposição está belíssima.

A artista:



A obra:




E aqui, o resultado de nossos rabiscos:



domingo, 24 de maio de 2015

Wilson Cavancanti

E aí, como uma coisa leva a outra... Eu disse que o professor titular das turmas de desenho no Atelier Livre Xico Stockinger de Porto Alegre é o artista Wilson Cavalcante, o Cava, como todos o chamamos. Então, aí vai um pouquinho de quem ele é:

Wilson Cavalcanti
"Wilson Furtado Cavalcanti (Pelotas RS 1950). Pintor, gravador e desenhista. Conhecido como Cava, desde a juventude cria histórias em quadrinho. Ainda na adolescência, começa a estudar gravura e desenho no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre. Nesta escola se mantém de 1967 a 1979, tendo como mestres Danúbio Gonçalves (1925), Paulo Peres (1935), Carlos Martins (1945) e Marília Rodrigues (1937), entre outros. Entre 1974 e 1978, suas histórias em quadrinhos são publicadas em diversos jornais e revistas estaduais e nacionais, tais como Folha da Manhã, Pasquim,Planeta etc. Organiza junto com outros artistas um manifesto sobre Arte na Rua, no Ponto de Arte de Porto Alegre. Participa de dois livros de humor: 14 Bis, da Editora Garatuja e Antologia do Humor Gaúcho, da LPM Editora. Tem grande importância no cenário cultural de Porto Alegre, tendo fundado o ateliê de gravura em metal do Museu do Trabalho, em 1988, o Atelier de Litografia Oficina 11, em 1992, o Núcleo de Gravuras do Rio Grande do Sul e a Associação Independente de Artistas (AINDA), em 1997. " 
http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa24784/wilson-cavalcanti

"Desde 1998 passou a integrar o corpo docente do Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre. Em 2000 exerceu o cargo de secretário de Cultura de Viamão, RS. Em 2002-03 ministrou oficinas de gravura no II e III Fórum Social Mundial, em Porto Alegre. E em 2004coordenou as oficinas de gravura na Mostra Impressões: Panorama da Xilogravura Brasileira, Santander Cultural, Porto Alegre.
Suas obras constam nos acervos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, do Museu de Arte Contemporânea de Curitiba, do Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre, do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, em Pelotas (RS); do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider, MARV, em Passo Fundo (RS), do Museu do Trabalho, em Porto Alegre, da Casa da Xilogravura, em Campos do Jordão (SP) e do Museu de Arte Contemporânea de Santa Catarina, em Florianópolis."

Quem é Paulo Chimendes

Citei o Paulinho noutra postagem, e pensei que seria legal falar um pouco sobre quem ele é. Então, aí vai:

Paulo Chimendes
"Paulo César da Silva Chimendes nasceu em Rosário do Sul/RS (1954).
Iniciou seus estudos artísticos em 1967 no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre, fazendo Desenho com Paulo Peres e Litografia com Danúbio Gonçalves. Estudou pintura com Fernando Baril e participou de cursos em São Paulo e Ouro Preto/MG.
Esteve presente em 11 Salões obtendo seis premiações entre as quais três 1º prêmios e uma menção honrosa.
Participou de inúmeras coletivas no Brasil, Europa, Estados Unidos e Japão.
Realizou seis exposições individuais, a primeira com apenas 18 anos, inaugurando a sede do Atelier Livre na rua Lobo da Costa (Porto Alegre/RS)."
Hoje é integrante da "Oficina 11" e técnico em litografia no Museu do Trabalho de Porto Alegre/RS.
FONTES:

Hoje ele também é instrutor contratado pelo Atelier Livre Xico Stockinger da Prefeitura de Porto Alegre, onde trabalha em parceria com o titular da turma de desenho, Wilson Cavalcanti.







Dia à dia no Atelier Livre

As vezes falta modelo e o ministrante, o artista Paulo Chimendes, nos empresta sua figura... ou seja, se presta a pousar pra nós (rsrs)



O que ando fazendo...

Minhas aulas de desenho no Atelier Livre da Prefeitura estão sendo já desde o ano passado um momento importante da minha semana. Graças a elas estou trabalhando e vendo os resultados brotarem. 
As aulas com modelo vivo são minha delícia. Adoro desenhar a figura homana e acho que não há tema ou motivo mais envolvente que este.